Seu browser não tem suporte ao JavaScript!
Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
Piraju, 28 de maio de 2017



Imagem Noticia para indexar no facebook
Data: 20/03/2017 Hora: 09:10:05
Câmara sedia primeiro Seminário em defesa da preservação do Rio Paranapanema em Piraju

Por Cristiano Amorim

Na manhã do último sábado foi realizado no prédio da Câmara Municipal de Piraju, o I-Seminário do Rio Paranapanema "Caminhos da Preservação", organizado pela Ong Teyquê-Pê e Movimento Panema Livre, com o apoio da Legislatura atual. O evento voltado ao Meio Ambiente teve início às 09:00 horas com a introdução da Presidente do Movimento Teyquê-Pê, Adriana Garrote Paschoarelli.

O Professor Dr. da Unesp de Ourinhos, Edson Luís Piroli proferiu uma palestra sobre, "Água: por uma nova relação". O palestrante também fez o lançamento do seu livro, com o mesmo tema. Já a segunda temática foi a respeito dos "Impactos e Passivos Ambientais", ministrada pelo biólogo e especialista de gerenciamento ambiental, Yvan Rocha Arbex.

Na sequência o Escritor e Professor Dr. Rodney Vecchia explanou um tema salutar para o momento, denominado de "A Última das Batalhas", em que fez questão de relatar os mecanismos a serem adotados pela sociedade local, para buscar a preservação do Rio Paranapanema.

O Engenheiro Florestal e ativista, Ricardo D´ercole fez um balanço da luta dos Pirajuenses para proteger o Rio contra o capitalismo selvagem dos empresários no ramo de energia hidroelétrica que vislumbram seus olhares no Paranapanema. Destacou que esta iniciativa não gera o desenvolvimento do município e sim colabora para degradar o Meio Ambiente.

Por fim, o Geólogo e Professor Dr. Vinícius Tieppo Meira fez uma vídeo apresentação da formação geológica de Piraju e a importância dos sítios arqueológicos e do Rio Paranapanema. No decorrer do Seminário os participares e organizadores parabenizaram a iniciativa dos Vereadores por apoiarem o Movimento em Defesa do Rio.

Já o Presidente da Câmara, Denilton Bergamini representando os demais Parlamentares afirmou que o Legislativo não medirá esforços para auxiliar o movimento e proteger o Rio. Ainda ficou confirmada a entrega do Abaixo Assinado dos populares contrários à construção de mais uma Usina no município, nesta terça-feira (21) durante a Sessão Ordinária, a partir das 20 horas.  


melhor utilizado Firefox - Chrome - Ie9 ou superior