Seu browser não tem suporte ao JavaScript!
Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
Piraju, 17 de dezembro de 2017



Imagem Noticia para indexar no facebook
Data: 27/03/2017 Hora: 14:55:10
Deputado Federal Capitão Augusto se reúne com Vereadores na Câmara de Piraju

Por Cristiano Amorim

Na manhã desta segunda-feira (27) o deputado federal do PR-SP se reuniu com os Parlamentares e membros da sociedade no prédio da Câmara de Piraju. Na oportunidade o deputado foi posicionado pelos Edis sobre a situação do Rio Paranapanema e a derrubada das leis que protegiam o Rio contra a construção de uma Pequena Central Hidrelétrica pelo Supremo Tribunal Federal.

Os Vereadores responderam todos os questionamentos apresentados por Augusto e pontuaram algumas medidas a serem tomadas para evitar as investidas no trecho de corredeiras do Paranapanema. Ele enfatizou que há muitos interesses de grupos econômicos para construções de Usinas e Pequenas Centrais Hidrelétricas no Brasil, mas Piraju já possuem várias e, portanto deve realmente proteger o único trecho de corredeiras no Rio. Ele se prontificou em buscar alternativas junto aos Ministérios do Meio Ambiente, Turismo, Cultura e Esportes para sensibilizar as autoridades a evitar mais uma Usina neste trecho.

Até propôs apresentar um 'Projeto' para conceder o título no Congresso Nacional á Piraju. "Tive o conhecimento que Piraju é um celeiro de talentos na canoagem, pois os melhores atletas do país já iniciaram sua carreira esportiva nas águas do Paranapanema. Desta forma vou propor para o município o título de "Capital Nacional da Canoagem", disse. Com base neste argumento, o deputado acredita que os colegas congressistas poderão auxiliar Piraju na luta contra a construção de PCH. Ele solicitou um levantamento minucioso das leis e a justificativa do Tribunal de Justiça de São Paulo que suspendeu as leis de proteção, bem como ás áreas de potencial turístico, esportivo e de lazer.

O vice-prefeito, Fabiano Amorim que esteve na reunião e responde pelas Diretorias de Turismo e Esporte ressaltou que iria apresentar todas as documentações indicadas pelo deputado. Também foi sugerida a possibilidade de criar leis municipais neste primeiro momento para coibir a intervenção de barrageiros nas águas do Panema. Os Vereadores agradeceram a presença do deputado federal, Capitão Augusto e de sua Assessoria na Câmara e afirmaram que esperam auxílio do Parlamentar em Brasília para auxiliar a comunidade local para preservar as corredeiras do Rio Paranapanema e o Parque Municipal do Dourado.

A presidente da ONG. Teyquê-Pê, Adriana Garrote também participou da reunião salientou o 'Abaixo Assinado' com o apoio da população pirajuense que foi encaminhado ao Legislativo. Capitão Augusto disse que seria importante, as ONGs conseguirem um número de aproximadamente 10 mil assinaturas para ser apresentada ao governo do estado de São Paulo, para também interceder por Piraju na esfera federal. "Teríamos em mãos este documento que comprovaria que não seria apenas uma parcela da população, ou ambientalistas contrários à construção de Usina, mas sim de um percentual significativo da população", afirmou o deputado federal. 


melhor utilizado Firefox - Chrome - Ie9 ou superior