Seu browser não tem suporte ao JavaScript!
Recursos de
Acessibilidade:  
Tecle Alt+1 : ir ao conteúdo Tecle Alt+2 : ir ao mapa do site Texto menor Texto maior Contraste                 
Piraju, 20 de janeiro de 2018



Imagem Noticia para indexar no facebook
Data: 20/12/2017 Hora: 14:43:09
Na última Sessão Ordinária de 2017, Vereadores cobram mais atenção do Executivo em Piraju

Por Cristiano Amorim

Na noite de terça-feira (19) aconteceu a 42ª Sessão Ordinária deste ano de 2017. Na explicação pessoal, os Vereadores mencionaram a experiência adquirida nestes 11 meses de atuação na Câmara Municipal. Por mais que haja candidatos reeleitos, vale destacar que cada Administração tem sua peculiaridade. Neste mandato por diversas vezes os Parlamentares solicitaram do Prefeito José Maria Costa, mais proximidade com o Legislativo, inclusive, ressaltaram que a Câmara era parceira da Prefeitura, sem perder o caráter fiscalizador. Foram centenas de Indicações, com sugestões de alguns serviços públicos que deveriam ser executados pela equipe de governo de José Maria. É oportuno frisar os Requerimentos elaborados solicitando informações ao alcaide, muitos com respostas evasivas. Na Tribuna, os Edis cobraram por mais dados e transparências em algumas proposituras respondidas.

Neste ano foram apresentadas 646 Indicações e 138 Requerimentos, 47 Projetos e diversas Moções. As proposituras que ganharam destaques; as péssimas condições do asfalto nas vias de Piraju, em alguns casos intransitáveis. Melhorias na Iluminação Pública, estradas rurais, a respeito da falta de medicamento na farmácia municipal e principalmente os problemas dos atrasos e a necessidade de mais um médico no Pronto Socorro Municipal. Os Parlamentares ainda defenderam a elaboração por parte do Executivo, do Plano de Carreira dos Servidores Municipais, há de se mencionar alguns avanços neste tema, a exemplo do Plano de Carreira dos Professores e algumas alterações no quadro dos servidores, que pleiteavam por esta iniciativa há tempo.

Além de exercer a função de fiscalizadores, como determina a própria Lei, os Vereadores também fizeram diversas viagens á São Paulo e nos gabinetes dos deputados do estado e federal, para reivindicarem recursos, através das emendas parlamentares ao município. É oportuno salientar, que muitas dessas verbas já anunciadas pelo Prefeito José Maria, foram frutos dos contatos dos Edis com suas bases políticas. Nesta semana, por exemplo, o Chefe do Executivo esteve em Bauru assinando convênio com a Superintendência da Caixa Econômica Federal, para receber mais investimentos.

Outra importante colaboração da Câmara de Piraju foi quando o município corria o risco de ficar com a certidão negativa no Cadim, devido às irregularidades detectadas pelo DADETUR, no pagamento das obras da Orla do Rio Paranapanema. A Municipalidade tinha que devolver mais de R$ 143 mil ao estado, caso contrário poderia ser tornar impedida de celebrar convênios com o Estado e a União. Prontamente a pedido do Prefeito José Maria, a Câmara aprovou a devolução do duodécimo no valor de R$ 100.000,000 (cem mil) para Prefeitura, que naquela oportunidade não dispunha deste montante nas contas pública. Tal medida permitiu que fossem efetuados os pagamentos (salário e 13º) aos servidores e ainda conseguir assinar neste final de ano, significativos convênios, para dar esperança à população local, principalmente com relação às melhorias nas ruas (recapes e pavimentos).

Todos os Parlamentares da Câmara de Piraju trabalham pelo progresso e desenvolvimento do município, todavia é necessário que o Executivo também possa ter a sensibilidade e refletir que o Legislativo precisa ser ouvido, até porque representam a sociedade local. "A população vem até nós para apresentar os seus pleitos, demonstrar suas indignações e sugestões. Sendo assim, no uso das nossas atribuições apresentamos essas demandas através das Indicações, Requerimentos e Projetos. Cabe ao Prefeito analisar e estabelecer o diálogo com os Vereadores, para que juntos possamos solucionar os problemas e traçar alguns planos no sentido de promover a qualidade de vida aos moradores, que passam pelos setores públicos", afirmou o Presidente da Câmara, Denilton Bergamini.

Por fim, eles esperam que estes problemas sejam superados e que no próximo ano possa haver mais harmonia entre os poderes constituídos e uma administração mais participativa, entre o Executivo com o Legislativo. "O agente político que ouve mais, acerta mais e proporciona ferramentas para solucionar os principais problemas apresentados pela população. Nossa missão é de encontrar alternativas para atender aos pedidos apresentados pelos cidadãos e desta forma garantir os benefícios para todos, através do nosso mandato. O poder emana do povo, para o povo e com o povo", relataram os Parlamentares que desejam aos cidadãos e as famílias de Piraju um Feliz Natal e o Novo Ano Repleto de grandes realizações.  


melhor utilizado Firefox - Chrome - Ie9 ou superior