Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Piraju, 18 de julho de 2018



Data: 23/03/2018 Hora: 15:10:34
Confira o balanço da sétima Sessão Ordinária da Câmara de Piraju

Por Cristiano Amorim

Na noite de terça-feira (20) aconteceu a 7ª Sessão Ordinária na Câmara de Vereadores de Piraju. No primeiro momento foram lidas várias respostas de requerimentos encaminhados pelo Executivo ao Legislativo.

Denilton Bergamini solicitou a limpeza do mato invadindo calçada existente por toda extensão da Avenida Vereador Milton Spínola, paralela a Rodovia Eng. Tomaz Magalhães; Substituição de placas indicativas dos bairros adjacentes, por novas e com melhor visibilidade. Bergamini pede que seja efetuada urgente visita técnica junto à quadra poliesportiva existente no Conjunto Habitacional Ovídio Rodrigues Tucunduva Júnior e seu entorno, para posteriores providências.

Reginaldo Rodrigues sugeriu a instalação de uma rede de baixa tensão e braços de iluminação pública nos postes existentes da Rua Adolfo Candido dos Santos, Distrito Industrial. Pediu a construção de galerias na Rua Jairo Dias da Motta, em frente às residências n°s. 199 e 299 e limpeza da rua (terra e mato), Residencial Maria Gonçalves da Motta; Incluir o recapeamento asfáltico do bairro Residencial Maria Gonçalves da Motta no próximo convênio para infraestrutura; Colocação de guias e sarjetas na Rua Sebastião Vaz Pereira, em frente ao n° 147, Vila Nova América; Instalar academia ao ar livre na Praça Pedro Novaga, Jardim Ana Cristina, no próximo convênio assinado para aquisição de academia. Por fim, espera providências do Executivo, quanto à "pontinha de madeira" que liga os Bairros Nova América e Vila Campos. Também reivindicou ao DAEE o uso da máquina para limpeza do Ribeirão Boa Vista próximo à ponte, na Rua Lourenço Benetti.

João Luciano sugeriu providências no sentido da aquisição dos novos veículos para a saúde, seja adquirida uma ambulância UTI. Ele também indaga o Executivo a respeito do terreno localizado às margens do Ribeirão Boa Vista, Vila Nova América, esquina com as Ruas Sebastião Vaz Pereira e Sebastião Pereira, se o terreno pertence à Municipalidade?

Brandini solicita o conserto ou troca do corrimão no local destinado a passagem de pedestres no pontilhão da Avenida Milton Spínola, que dá acesso à Codespaulo. Através de requerimento quer saber, quais as atividades exercidas pela Empresa Mirian Tavares do Nascimento - ME (JG Assessoria) na Prefeitura Municipal. Espera atenção do Executivo no sentido de apresentar interesse junto á Secretaria Estadual de Esporte Lazer e Juventude, para construir o campo de grama sintética no Bairro da Codespaulo. Brandini oficia ao Departamento de Estradas e Rodagem - D.E.R., sugerindo a limpeza do mato alto às margens da Rodovia Eng. Tomaz Magalhães; Instalação de radar eletrônico na altura do Pontilhão Piraju - Tejupá.

Gina Borges quer que seja tapado o buraco da Rua 15 de Novembro com a travessa da Monsenhor Montezuma de Oliveira. Ainda apresentou um Requerimento de Votos de Aplausos aos Policiais Militares Cb PM Silvio Caetano Nogueira, Cabo PM Juliano Kobor Zanatta, Cabo PM Mateus Leme de Goes, Cabo PM João Bosco Mattos e 2º Sargento PM Luiz Carlos Soares Junior, pela elucidação do crime hediondo ocorrido no dia 09 de março de 2018, no Conjunto Habitacional Ovídio Rodrigues Tucunduva Junior.

Valberto Zanatta recomenda que o Setor Pessoal faça alguns estudos no sentido de pagar aos Funcionários Garis os 40% de Insalubridade prevista no Laudo Técnico efetuado pela municipalidade no ano de 2015, que concedeu o benefício aos mesmos desde 01.09.2015, porém o pagamento somente aconteceu a partir de 01.04.2016, portanto existe uma diferença de 07 meses a ser paga.

José Carlos Nunes reivindica que seja construído Velório Municipal no antigo prédio da Polícia Florestal, localizado na Rua Maria Conceição Trumbact com a Avenida Oscar Ribeiro, Vila Tibiriçá. Nunes indica alterações no sentido de mudar a mão de direção da Rua Deodoro Lago, para mão única de direção, sentido Avenida Augusto Piacenza, Jardim Jurumirim. Ele também quer saber através do CIRETRAN em Piraju, o número de motocicletas e carros cadastrados no Município.

Donizetti Cassanho defende a colocação de placa de "Proibido Estacionar" e pintura do meio fio na Rua dos Advogados, em frente à EMEI Leonel Mendes Gonçalves; Colocação da placa "Proibido Estacionar" e pintura do meio fio (por inteiro) em frente à Escola Quinzinho Camargo. Ele recebeu a resposta de um Requerimento encaminhado á Organização da Saúde, quanto à superlotação de pacientes no Pronto Socorro. A resposta não agradou Donizetti que solicitou esforços da Prefeitura, no sentido de contratar mais médicos para atender os pacientes do PS.

Érico Tavares criticou o abusos de algumas pessoas desinformadas ligadas ao Prefeito José Maria que utilizaram a Rede Social, para falar que alguns vereadores estavam militando a favor da usina e participando de um complô contra a administração. Tavares mencionou que as palavras do ex-diretor Pedro da São Vito, quanto à atitude do Prefeito de não atender as solicitações da maioria dos Vereadores, não foi algo que gerou surpresas para alguns na Casa de Leis. Entretanto lamentou a atitude do Alcaide e ainda cobrou a instalações do aparelhos de ultrassom e tomografia no Hospital de Piraju.

Gina Borges relembrou a falta de interesse da Prefeitura no primeiro momento da construção do Campo de Futebol Society de grama sintética no Bairro da Codespaulo. Reivindicou melhorias nas estradas rurais de Piraju. Pediu a ampliação do horário de distribuição de medicamentos controlados na Farmácia Municipal. Agradeceu os demais pares pela conquista do Projeto da 6ª parte. Salientou que nenhuma resposta fora encaminhada pela Sabesp, quanto à renovação de contrato com a Prefeitura e se a empresa não acatar os apontamentos da Câmara, ele votaria contrário ao Projeto.

José Carlos Nunes enalteceu os trabalhos dos servidores municipais e criticou a postura do Prefeito José Maria. Ele mencionou que tem indicações que foram feitas no ano passado, coisa simples de se resolver e que não foram acatadas pela Administração, como por exemplo, das podas de árvores nas margens do Rio Paranapanema acesso ao Hotel Beira Rio. Afirmou que foi um dos maiores apoiadores José Maria na eleição passada, inclusive ressaltou que o Prefeito estava em terceiro lugar nas pesquisas de opinião pública na Vila Tibiriça e graças ao trabalho do grupo, ele obteve o número expressivo de votos no Bairro. Apesar da grande quantidade de votos, o Prefeito não tem olhado com atenção para Vila Tibiriça e tal iniciativa tem revoltado os moradores bem como vereador José Carlos. Ele espera que José Maria possa atender alguns pleitos, como implantação de um Velório Municipal no antigo prédio da Polícia Florestal e melhorar a infraestrutura do prédio do PSF da referida Vila. Para finalizar comentou que o município está perdendo uma excelente médica, citou caso envolvendo a Giovanna que pediu exoneração e deixará de atender no ESF do Teto. O Vereador ressaltou que a médica está deixando Piraju por motivos políticos.  

Antônio Carlos defendeu a formalização dos compromissos que a Sabesp pretende ter com o município de Piraju. Também afirmou que não votará a favor se a empresa não acatar as propostas do Legislativo. A respeito do factoide argumentado por um defensor do Prefeito, ele afirmou que os Vereadores não são favoráveis a construção de mais uma usina no município. Discorreu que esta pleiteando alguns aparelhos odontológicos para o município.

Leonardo Tonon discorreu algumas entrevistas concedidas por servidores que tentam deturpar algumas informações do Legislativo, por fazer cobranças na gestão do atual Prefeito de Piraju. Sobre a famigerada postagem para tentar denegrir a imagem dos Vereadores, Leonardo diz que não há crédito no conteúdo. Na Tribuna defendeu mais incentivos aos servidores da Prefeitura. Por fim, cobrou o pagamento de R$ 10 mil da empresa organizadora da FECAPI em 2017, para ser destinado ao Asilo São Vicente, como já foi amplamente divulgado no passado.

Os Parlamentares lamentaram a falta de atenção do Executivo com relação às Indicações e sugestões apresentadas pelos Vereadores, após o pronunciamento do ex-diretor de obras da Prefeitura, Pedro da São Vito. Também foi aprovado por unanimidade de votos, o Projeto do Estatuto dos Servidores Municipais de Piraju, que previa o pagamento da 6ª parte á quem tem mais de 20 anos de serviço público. Eles elogiaram tal conduta e esperam que a Prefeitura possa valorizar os funcionários, que tanto contribuem para o desenvolvimento de Piraju.

 

 

 

 

 

 

Enviar esta notícia para um amigo

Reportar erro

Data: 23-03-2018 15:10:34