Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Piraju, 13 de novembro de 2018



Aluna da Escola Estadual Mônica Bernabé Garrote é eleita como deputada do Parlamento Jovem Paulista
Foto:Cristiano Amorim

Familiares, professores e gestores da educação estiveram presentes na Sessão para acompanhar a homenagem

Por Cristiano Amorim

O vereador Leonardo Tonon apresentou na noite da última terça-feira (8) um Requerimento de Votos de Aplausos, para aluna Jenyfer Letícia Jesus da Silva eleita como Deputada do Parlamento Jovem Paulista, através do Partido da Saúde. Esta homenagem também é expressa a Professora, Maria Estela Bueno Leme, pela orientação e apoio a estudante, fomentando a cidadania e motivando a democracia entre alunos.

Nos dias 26 e 27 de Abril do referido ano aconteceu uma Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), em que os Deputados Estaduais cederam seus lugares para jovens estudantes do Estado. Os jovens Deputados do estado dirigiram todos os trabalhos do Parlamento, apresentaram propostas para melhorar as condições de vida do povo paulista e falaram sobre as suas ideias. A Sessão aconteceu nos Plenários Juscelino Kubitschek, Dom Pedro I, Tiradentes e José Bonifácio, os mesmos lugares onde se reúnem as Comissões e onde são realizadas as Sessões na Assembleia Legislativa. Os jovens desenvolveram atividades parlamentares com assistência técnica de servidores da Assembleia.

"Dos 266 projetos inscritos em todo estado e apenas 48 projetos foram aprovados, Piraju contou com a representante, Jenyfer Letícia Jesus da Silva que apresentou o Projeto de Lei nº 57 de 2018 pelo Partido da Saúde. Ela defendeu a importância da realização de campanhas na área da saúde, como por exemplo, a vacinação do HPV na Rede Pública de Saúde, inclusive em Piraju", justificou Leonardo Tonon.

O papilomavírus humano (HPV) é o vírus responsável pela doença sexualmente transmissível mais comum atualmente no mundo e é muito importante por estar associado ao desenvolvimento de tumores malignos no colo uterino e verrugas genitais. Um fato recente relacionado ao HPV remete às vacinas contra esse vírus que estimulam a produção de anticorpos, procurando proteger o organismo de infecções no caso de exposição e contágio.

A Sessão foi transmitida pela TV Assembleia e os projetos publicados no Diário Oficial do Poder Legislativo. Neste ano, todos os estudantes de 9º ano do ensino fundamental, os do ensino médio e do ensino técnico integrado ao ensino médio das escolas públicas e particulares do Estado de São Paulo se candidataram a uma das 47 cadeiras do Parlamento Jovem Paulista Edição Especial 2018.

PARLAMENTO JOVEM PAULISTA

O Parlamento Jovem Paulista foi realizado pela primeira vez em 1999, com o objetivo de trazer escolas, professores e alunos para essa vivência, mostrando a importância e a influência do processo legislativo em suas vidas. Os educadores são fundamentais nas escolas para o desenvolvimento da cidadania e dos valores democráticos. O Parlamento Jovem Paulista - Edição Especial 2018 foi feito pelo apoio e sinergia dos diretores, coordenadores e professores das escolas do nosso Estado de São Paulo.

O Projeto Parlamento Jovem Paulista intensifica o papel da educação como a principal solução do nosso país e está fundamentalmente incluindo a educação política aos nossos jovens.

Data: 09-05-2018 08:31:17