Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Piraju, 13 de dezembro de 2018



Câmara autoriza prefeitura emprestar recursos para compra de veículos para atender os moradores
Foto:Cristiano Amorim

De Cristiano Amorim

Por 9 votos a favor e um contra, apenas de Antonio Carlos Correa foi aprovado na noite de terça-feira (13), o projeto do Executivo por intermédio do FINASA - Financiamento a Infraestrutura e ao Saneamento, no valor de R$ 1.583.000,00 com o prazo de até 10 anos para o pagamento á Caixa Econômica Federal. Nos primeiros 24 meses serão pagos apenas os juros, baseado nos Certificados de Depósitos Interbancários + 5,77%, entretanto o com a renovação de contrato com a Sabesp, o Poder Público irá receber em torno de R$ 22 mil ao mês com desconto de 50%, nas faturas de água e esgoto, o que equilibraria o valor a ser pago.

Proposituras

Denilton Bergamini aponta a confecção de placa denominativa da Quadra de Futebol Society, Pedro Jonas da Silva (Pedrão), no Conjunto Habitacional Haydée Athiê (Codespaulo). Ele ainda sugere ao Executivo providências quanto a gravação oficial e orquestrada do Hino Municipal da Estância Turística de Piraju.

Érico Tavares sugere a instalação de Iluminação Pública na Rua Pedro Barros Pinto e na Avenida Luiz Martignoni, ambas no Conjunto Habitacional, Vereador Osvaldo Dearo Castilho. Pede operação de tapa buracos nas seguintes vias: Rua João da Silva Medeiros e Rua Benedito Antunes de Campos. Tavares disse que é muito esperada a compra de um ônibus para Rubião Júnior. Reivindicou veículos apropriados para os servidores do DEOSP. Relatou que espera mais transparência do Presidente da Associação Pirajuense de Estudantes Intermunicipal - APEI, porque alguns usuários reclamam da falta de prestações de contas dos gastos da Associação. Quanto ao feriado prolongado, Tavares defende uma escala de plantão para atender os moradores. Por fim, espera mais qualidade no atendimento médico e medicamentos na UBS do Teto.

José Carlos Nunes recomenda o conserto de guard-rail da Rua Firmino Alves Negrão que se encontra danificado. Ele também quer saber o número de garis na ativa na Prefeitura Municipal.

Reginaldo Rodrigues fez um balanço dos trabalhos do Departamento da Saúde para atender os pacientes que precisam das cirurgias eletivas no município. Mencionou que o Prefeito José Maria conseguiu em Brasília assinar convênio para o recapeamento de diversas ruas, num recurso conquistado pelo deputado Goulart. Salientou que devido ao bom relacionamento com os empresários da Conter, será feito os trabalhos paliativos no Condomínio Boa Vista. Defendeu a importância da Câmara aprovar o Projeto Lei que autoriza o Executivo celebrar um empréstimo com a Caixa Econômica, para comprar um ônibus para saúde, dois caminhões, sendo um vasculante e outro de lixo, além de uma máquina retroescavadeira.

Gina Borges também defendeu a importância de aprovar o projeto de autorização do empréstimo junto a Caixa. Destacou a importância da criatividade dos gestores municipal, para atrair mais empreendedores em Piraju, como melhorias no Parque Industrial. Defendeu a aquisição por parte da Prefeitura de uma UTI neonatal. Borges solicita que seja feito desvio de águas pluviais e de esgoto na Rua Júlio Piacenza, em frente ao n° 40.

Valberto Zanatta salientou a relevância da parceria público-privado, principalmente nas melhorias de algumas Praças. Elogiou a Administração Pirajuense pela conclusão na Capela do Cemitério, Padre Roberto Beduschi.  Zanatta reivindica a necessidade da colocação de lixeiras em locais estratégicos no referido Cemitério, bem como a conclusão da pintura do letreiro "Centro Esportivo Vereador Eduardo Cassanho", localizado na Vila Tibiriçá.

Antonio Carlos Corrêa apresentou um questionamento na tribuna, se o Executivo esgotou todos os recursos quanto os impactos do empréstimo via Caixa Econômica Federal, para financiar as compras do ônibus, caminhões e máquina retroescavadeira. Diz que elaborou um requerimento indagando os concessionários dos espaços de lazer no município, como por exemplo, no Canto do Rio. Também espera providências do setor responsável da Prefeitura, para oferecer sanitários adequados no espaço de lazer, conhecido como Bomba da Sabesp (Margem do Rio Paranapanema). Para o Vereador, o município não fez um bom acordo com a Sabesp.

Leonardo Tonon defendeu melhorias na Rua Vicente Diana, salientou que espera providências do Executivo para fiscalizar e minimizar os problemas no transporte de circular no município. Agradeceu os demais membros do Legislativo, pela aprovação da emenda para ajudar alguns órgão e associações do município. Tavares também cobrou mais transparência da APEI, para com os seus associados. Diz que protocolará na Câmara, alguns projetos visando mais proteção aos animais na Estância Turística de Piraju. Por fim, ressaltou a sensibilidade da administração em acatar algumas sugestões para realizar o Campeonato Municipal de Campo. Tonon mencionou que ele e o Presidente Denilton Bergamini participaram da reunião e reivindicaram apoio aos esportistas. O Vereador Leonardo solicitou através de Indicação, a denominação do Paço Municipal, de Francisco Rodrigues.

Data: 14-11-2018 11:51:33