Seu Navegador não tem suporte a esse JavaScript!
 
Piraju, 28 de maio de 2020



Vereadores de Piraju vão destinar recursos das Emendas Impositivas para o combate aos coronavírus

Por Cristiano Amorim

Na noite desta segunda-feira (4) foi realizada uma reunião entre os vereadores, membros da diretoria do hospital e os diretores da saúde, administrativo, além do setor de contabilidade e do Polo Covid-19. No começo da reunião o presidente da Câmara, José Carlos Brandini agradeceu a presença de todos e mencionou que objetivo do encontro era saber as medidas adotadas pelo município no combate ao coronavírus e o apoio dos vereadores as ações de prevenção.

Foram feitas algumas perguntas quanto aos trabalhos de conscientização, uso de máscara, questionaram como era desenvolvido a fiscalização nos estabelecimentos comerciais (essenciais), na qual concentraram recentemente aglomerações de pessoas. Perguntaram sobre os testes rápidos disponibilizados para Piraju e o número de leitos no hospital para atender as pessoas acometidas pela doença (covid-19).

O diretor da saúde - Márcio Bergamini disse que foram enviadas algumas remessas dos testes cerca de 50 e estavam à disposição do setor da saúde. Já o diretor administrativo - Paulo Sara respondeu que o setor de fiscalização está atuando seja para orientar os comerciantes, como o cidadão da necessidade do distanciamento entre isolamento social. Sara ainda respondeu os questionamentos dos edis, sobre a política da administração para reabertura gradual do comércio. Segundo o diretor, a Prefeitura aguarda a manifestação do estado.

A coordenadora do Polo Covid-19, Juliana Vetrone enfatizou que o departamento da saúde está monitorando as famílias com suspeitas e com casos confirmados. Destacou que os cidadãos devem seguir as orientações de prevenção para evitar um colapso na saúde, devido à falta de estrutura adequada para atender a demanda de contaminados. O presidente do Hospital - Sérgio Sanches ressaltou a dificuldade em encontrar aparelhos, como respiradores e demonstrou preocupação quanto ao aumento de preços nos EPIs (Equipamentos de Segurança Individual). Ele ainda pontuou aos vereadores a importância de recursos para saúde.

No decorrer da reunião os parlamentares destacaram que a Câmara poderia disponibilizar os recursos das Emendas Impositivas, na importância de R$ 990 mil para auxiliar a municipalidade nas ações de combate da Covid-19. O setor de contabilidade afirmou que tão importante investir os recursos das emendas para saúde, era também disponibilizar um montante para o social. Paulo Leal frisou que antes da pandemia cerca de 150 famílias era assistidas com cestas básicas em Piraju e atualmente são mais de 600 que precisam do apoio do Departamento Social.

O diretor administrativo - Paulo Sara e os demais participantes, inclusive do hospital elogiaram a iniciativa da Câmara em apoiar a municipalidade neste momento tão delicado. Desta forma os vereadores em consenso vão disponibilizar os R$ 990 mil para os Departamentos da Saúde e Social. Todavia o Executivo deverá encaminhar um projeto de lei para fazer a solicitação ao legislativo. No final do encontro, os vereadores de Piraju afirmaram que estão a disposição do Executivo e dos servidores para juntos trabalharem em prol das famílias que precisam de amparo.

Data: 05-05-2020 13:15:00